Projeto Yantra, Danças Femininas




O curso é para iniciantes e profissionais que pretendam estudar diversos estilos de danças femininas. Vomos mostrar passo a passo cada dança.

Quanto aos módulos, será um após o outro, o de dança do ventre tem maior conteúdo e por isso dura mais tempo.

O curso completo dura dois anos e 6 meses, a cada 6 meses faremos um evento no teatro com apresentações das danças das aulas (é opcional a participação nas apresentações).

Sequência das aula:

Alongamento - Informação sobre a dança que vamos aprender - Aula de Dança - Relaxamento - Roda de Prosa

Você poderá parender as seguintes danças (2 anos e 6 meses):


Módulo 1 – Dança do Ventre (Dança com véu, bengala (tahtib), khalige, ghawazee, candelabro, véu wings, espada, snujs, jarro, taças, pandeiros, flores, hagallah, Meleah laf, punhal, solo de percussão, danças beduínas, entre outras).

Módulo 2 – Dança Havaiana. (
Hula)

Módulo 3 – Danças Asiáticas. (
Chinesa do leque, Indiana Bollywood)

Módulo 4 – Danças Femininas Brasileiras. (Samba de Coco, Samba de Roda, Dança da Peneira, Samba no pé, Pastoras, Personagens femininas de danças brasileiras)


O que é Yantra?

Yantra é uma representação simbólica do aspecto de uma divindade, a Deusa Mãe, ele é uma matriz interconectada de figuras geométricas, círculos, triângulos e padrões florais que formam um padrão fractal de elegância e beleza, conhecido também como Mandala na região do Tibet.

Acredita-se que yantras místicos revelam a base interna das formas do universo. A geometria sagrada.

Usaremos muito em nosso curso a simbologia sagrada, a geometria sagrada, seja nos momentos de relaxamento, nas coreografias ou mesmo nas dinâmicas de estudo.

As danças femininas, em maioria, representam a fecundidade, fertilidade, rito funebre, iniciação sexual, realizadas muitas vezes em função de atrair chuva, de aumentar a colheita, de festejar núpcias e partos, tem também as danças dos ciclos lunares (ritos religiosos). As danças femininas são ligadas a força da Deusa mãe.

O Projeto “Yantra, Danças Femininas” pretende utilizar conhecimentos ancestrais para, ao ensinar Danças Femininas do Mundo, proporcionar alguns benefícios para o público em questão (a mulher) a começar pelo conhecimento do próprio corpo, a auto aceitação, a consciência corporal, ampliação das potencialidades sensoriais, sensitivas, perceptivas, cinestésicas, motoras, criativas e comunicativas. A valorização do “Eu”, criar uma sensação de acolhimento e provocar um efeito ansiolítico e antidepressivo. Além de tudo isso o resgate a ancestralidade, sem deixar de fora uma forte reflexão enfocando o histórico feminino nas dimensões sócio-humano-cultural. O projeto culminará para algumas apresentações em teatros, ongs, festivais, hospitais, etc.



































Mais Fotos: 
Clique para conferir fotos das "Yantras"

Um comentário: